Ter um animal de estimação em casa é uma bênção, mas é preciso adotar alguns cuidados, especialmente quanto à higiene do ambiente. Hoje vamos falar do tratamento anti-pulga para manter sua casa em perfeitas condições. Curioso? Então siga conosco!
As pulgas são quase inevitáveis para quem tem cachorro ou gato em casa. De fato, não há muito o que fazer para evitar por completo o aparecimento desses animais minúsculos.
As pulgas andam por toda a parte e, quando o seu pet sai de casa, é muito provável que apanhe essa praga, não só pelo contato com outros animais, como pelo contato com relva, arbustos, entre outros.
Estes animais são incômodos para o seu animal, mas também são muito desconfortáveis quando se alastram e invadem todos os cantos de nossa casa. Além disso, existem várias doenças causadas por pulgas, tanto nos nossos queridos animais, como em nós mesmos.
E é aí que entra o tratamento anti-pulga! Ao realizar esse tratamento, sua casa estará livre desses bichinhos desagradáveis, que tanto incomodam, e que podem ser prejudiciais para a sua saúde, para a saúde de sua família, e também para a saúde de seu queridinho de 4 patas.
Então, se você quer se livrar, de uma vez por todas, das pulgas que andam pela sua casa, está na hora de seguir todos os passos que lhe damos a seguir!
Siga lendo!
Acabando com as pulgas: O primeiro passo
As pulgas são parasitas que se encontram muitas vezes em cães e gatos. Estes insetos não têm asas e se alimentam do sangue dos animais. É muito fácil o seu pet pegar uma pulga, pois elas são capazes de saltar até 1 metro de altura.
Além disso, esses animais são muito resistentes e conseguem sobreviver em quase todas as circunstâncias, embora proliferem melhor em climas quentes e úmidos. Ora, tendo em conta o nosso clima aqui no Brasil, ainda mais no verão, as pulgas encontram um lar perfeito!
Identificando a presença das pulgas
O primeiro passo para terminar de vez com as pulgas e passar para o tratamento anti-pulga é identificar a sua presença. Voce notará logo no começo que o seu cachorro ou gatinho começam a se coçar.
Se o seu pet tiver coceira, veja entre o seu pelo se existem sinais da presença desse bichinho. Analise em detalhe a região do pescoço. Geralmente esses animais se concentram nessa região.
À medida que as pulgas se vão reproduzindo, tornando-se imensas em seu pet, basta olhar para a sua barriguinha para ver um montão de pulgas passeando no seu amigo de 4 patas.
Notará também que o seu pet ficará menos dócil, e muitas vezes se mostrará inquieto. E é uma atitude normal mesmo, porque as pulgas mordem e magoam os nossos queridinhos peludos.
Existem outros elementos que podem causar coceira no seu pet, como ácaros. É importante identificar primeiro a causa do problema para poder atacar logo.
Portanto, para passar para o tratamento anti-pulga, veja bem o seu animal de estimação. Procure entre a pelagem se existem indícios de fezes, se tem mordidas, ou se vê alguma pulga passeando pelo seu peludinho.
Caso o seu pet esteja infestado de pulgas, é importante levá-lo a um veterinário. Não podemos esquecer que as pulgas podem causar reações muito fortes em certos cães. Então, mais vale prevenir do que ter de lidar com consequências drásticas.
Os perigos das pulgas em seres humanos
Você pensou que as pulgas só mordiam cachorros e gatinhos? Pois é! Esses animais indesejados também atacam seres humanos, embora eles prefiram os nossos pets.
Se o seu animal de estimação está com pulgas e ele circula dentro de casa, é muito normal que os pequenos animais infestem todo o ambiente, proliferando por toda a parte. No entanto, é mais concentrado nos locais onde o seu querido peludo costuma passar mais tempo.
Por isso, é muito comum encontrar pulgas em tapetes, nas camas, e, claro, no seu lindo sofá!
Mas quando você não ataca logo no início, se torna numa verdadeira peste, encontrando os locais mais propícios para se proliferarem, como armários de roupa, gavetas, e até aquelas frestas de madeira no piso.
Se você tem sua casa já infestada de pulgas, é quase impossível você não sofrer as consequências. Não tarda em começar a ser mordido por elas. Normalmente elas agem durante a noite, aproveitando o fato de você estar dormindo, mais quieto.
Muitas pessoas acham que as pulgas são inofensivas e que só são incômodas por suas mordidas que causam coceira. No entanto, as pulgas podem causar muitas doenças, tanto nos nossos pets, como em nós, como por exemplo:
- Verminose
- Dermatite
- Anemia
- Virose
Para você ter uma ideia, uma pulga fêmea é capaz de colocar até 30 ovos por dia. Então, para que sua casa esteja cheia de pulgas é um rápido! Por isso, não deixe a coisa andar e aja na hora!
Tratamento anti-pulga: Por onde começar?
Se você quer terminar, de vez, com as pulgas em sua casa, a primeira coisa que tem de colocar em mente é que é obrigatório fazer uma limpeza constante em sua casa, especialmente nos lugares onde o seu pet passa mais tempo.
Não basta colocar o medicamento em seu pet para eliminar as pulgas, pois elas saltam do pelo do seu pet. Além disso, os ovos vão caindo nas camas, estofados, tapetes, roupas, pisos. Geralmente elas preferem se abrigar em locais mais sombrios e úmidos.
Por isso, não basta aplicar os medicamentos em seu pet, mesmo que o faça com a frequência certa. Não vai funcionar se não limpar a casa, independentemente se ser pipeta, spray, ou comprimido.
Uma das melhores opções é contratar um empresa especializada para fazer a higienização de tapetes, sofás, colchões, pois esses animais adoram esses lugares. A LimpGreen oferece um tratamento anti-pulga que o livrará desses animais desagradáveis.
É importante você se certificar que não existem mais pulgas em sua casa, pois pode estar retirando as que estão num local específico, mas como não eliminou todas, elas se reproduzem e voltam a infestar toda a casa novamente.
Sendo assim, a par do tratamento profissional, deve:
- Lavar as roupas, roupas de cama e cortinas
- Aspirar a casa
- Passar um pano em todos os móveis e casa
Se não puder contratar uma empresa profissional para fazer o tratamento anti-pulga, deverá limpar muito bem todos os sofás, tapetes e os colchões.
Daqui a pouco vamos te passar algumas receitinhas caseiras que podem ajudar em casos de infestação de pulgas.
Então, não deixe de ler o que ainda temos para te contar!
Resumindo:
- Aspire toda a casa com muita atenção com um aspirador de pó em potência máxima. Repita esse procedimento, no mínimo, uma vez por semana. Não esqueça daqueles cantinhos, como as frestas do piso, os cantinhos do rodapé. E se tiver locais exteriores, como varandas, passe o aspirador de pó aí também. Aspire também os móveis, estofados, tapetes, colchões, e a caminha e cobertor do seu animal de estimação. Troque sempre o saco do aspirador para que elas não retornem.
- Em casos de infestação grave, é importante fazer uma dedetização. São mais suscetíveis a grandes infestações casas com carpete, taco, gramado. Se possível, troque a carpete ou taco, pois é realmente difícil eliminar esses animais.
- Faça uma lavagem com todas as roupas de cama, roupas, e os itens de seu animal de estimação semanalmente. Os tapetes também devem ser lavados uma vez por semana.
Embora nós estejamos sempre focados no interior da casa, o exterior da casa é fundamental ser tratado para evitar que as pulgas reapareçam. Por isso, mantenha sempre o exterior limpo, apanhe os restos orgânicos e as folhas secas.
Não é uma tarefa fácil se livrar das pulgas, mas é possível. É preciso que você se dedique um pouco no início. Depois que tiver sua casa livre desses animais, basta tomar medidas preventivas para que não reapareçam.
Manter sua casa sempre limpa e organizada facilita muito, pois consegue controlar qualquer infestação no início, evitando uma proliferação de pulgas.
Tratamento anti-pulga: Como tratar o pet?
Pois é, não basta limpar a casa toda, não é mesmo? Se o seu pet está cheio de pulgas, é importante fazer um tratamento específico no seu animal de estimação.
Os nossos bichinhos sofrem muito com as pulgas em seu corpo. Não é só pela coceira, mas por outras doenças que podem advir da picada da pulga. Alguns animais desenvolvem dermatite alérgica à mordida de pulga – DAAP. Basta uma única picada para despoletar uma enorme reação alérgica em seu pet.
Podem ainda ser responsáveis por transmitir outros parasitas internos, como o caso do Dypilidium.
A primeira coisa a fazer é dar um banho no seu pet. Deverá dar banhos de forma periódica para evitar que as pulgas se agarrem ao pelo do seu cachorrinho ou gatinho.
Deve também fazer uma tosa no pelo. Quanto maior estiver o pelo, mais as pulgas se sentirão atraídas por ele.
Aconselhamos também a colocar aqueles remédios para matar pulgas no pelo de seu pet. O ideal é fazer esse tratamento anti-pulga assim que aparecem as primeiras pulgas. O melhor será falar com o seu veterinário para ele te passar o melhor remédio para o seu caso.
Poderá optar depois por coleiras com repelentes que afastam as pulgas e carrapatos, evitando uma nova infestação.
Resumindo:
- Compre um medicamento específico para matar pulgas para colocar em seu pet. O ideal é que seja recomendado por seu veterinário, pois saberá indicar o melhor método, o qual é influenciado por vários fatores, como o lugar onde vive, a saúde do animal, a resistência às pulgas, rotina, entre outros.
- Dê banho ao seu animal de estimação regularmente. Aproveite para passar um pente fino, como a gente faz com os piolhos também nos nossos filhotes. As pulgas saem facilmente pois ficam meio mortas no banho.
- Compre uma coleira anti-pulga para prevenir nova infestação.
- Adicionalmente, escove o seu pet com um pente fino uma vez por semana, prevenindo o aparecimento desses animais indesejáveis.
Tratamento anti-pulga caseiro
Como prometemos, aqui vamos deixar alguns remédios caseiros para terminar com as pulgas de sua casa de uma vez por todas. Se conseguir fazer um tratamento anti-pulga é o ideal, depois pode usar esses remédios como forma de prevenção mesmo.
Vinagre
O vinagre é um excelente aliado em muitas tarefas domésticas, especialmente no que diz respeito à limpeza e desinfecção. Uma das grandes vantagens do uso do vinagre como desinfectante é que ele evita o uso de produtos tóxicos, e os resultados são excelentes.
No mercado já existem produtos que não são tóxicos, mas os mais comuns têm vários ingredientes que podem prejudicar a sua saúde e a saúde de sua família e de seu pet.
Como tal, ou busque por uma empresa que faz a limpeza profunda sem tóxicos, ou opte por uma solução natural, como o vinagre.
Para o seu tratamento anti-pulga, precisa de:
- 2 L de água
- 1/2 L de suco de limão
- 4 L de Vinagre
- Pulverizador ou outro recipiente com spray
Para fazer esse tratamento, primeiro deve aspirar toda a casa com o aspirador de pó em potência máxima. Deve fazer esse procedimento com cuidado, indo a todos os cantinhos mesmo, incluindo cantos das janelas e frestas de madeira.
Depois junte os ingredientes que indicamos no recipiente e misture. Passe em toda a casa, sem exceção. Deixe o produto atuar por aproximadamente 2 horas e depois volte a aspirar toda a casa.
Se a infestação ainda está no começo, basta fazer esse procedimento uma vez. No entanto, se já estiver com uma infestação razoável, deverá fazer esse procedimento todos os dias durante uma semana.
Uma grande vantagem dessa mistura é que permite matar as larvas e os ovos das pulgas, evitando que se desencadeie uma nova infestação.
Sal
O sal também se mostra uma excelente opção para acabar com as pulgas em casa. Isso porque o sal desidrata as pulgas, secando e matando esses animais desagradáveis.
Para fazer esse tratamento, deverá seguir esses passos:
- Coloque o sal nos locais onde as pulgas estão localizadas.
- Deixe o sal atuando por 12 a 48 horas.
- Aspire o sal e as pulgas mortas com o aspirador de pó.
Vela
Uma vela também pode ser usada para o tratamento anti-pulga de sua casa. A luz da vela irá atrair as pulgas e poderá usar essa técnica para montar uma armadilha. Precisa apenas de uma vela, um recipiente e um detergente líquido.
- Disponha a vela no recipiente e despeje o detergente líquido em sua volta.
- Coloque o recipiente próximo do local onde existe a infestação de pulgas.
- Repita este procedimento ao longo de 4 noites.
Alecrim
O alecrim pode ser usado também para matar pulgas, desde alecrim em pó, óleo de alecrim, ou alecrim líquido.
Quando você usa o óleo de alecrim, ele atua como um repelente. Poderá achar facilmente esse óleo em lojas de produtos naturais, ou em lojas de essências. Para afastar as pulgas de seu cachorro, basta colocar algumas gotinhas do óleo no pescoço do pet. Repita até que não reste nenhuma pulga.
Não use óleo de alecrim em gatos, pois eles costumam ter alergia a esse erva.
O alecrim em pó também atua como repelente natural, tal como o óleo, mas este é mais indicado para a casa, e não para o pet.
Basta moer o alecrim até ficar um pó e polvilhar por toda a casa, incluindo móveis, tapetes, pisos, entre outros. Deixe o pó atuar durante 6 horas e depois aspire.
Poderá juntar ao alecrim outras ervas que potenciam o seu efeito, como a hortelã, arruda, absinto ou erva-doce.
O alecrim líquido pode ser usado para matar as pulgas de casa. Para isso, coloque um litro de água a ferver, junte raminhos de alecrim, 4 gotas de óleo gerânio e o suco de seis limões. Deixe repousar de um dia para o outro numa tigela tampada. No dia seguinte, coe e coloque em um spray. Pulverize por toda a casa.
Óleo de citronela
Voce já deve ter ouvido maravilhas da citronela como um repelente de mosquitos e moscas. Mas você sabia que que a citronela também é uma excelente solução natural para repelir carrapatos e pulgas?
Então, para evitar uma infestação de pulgas em sua casa, basta espalhar pela casa o óleo de citronela.
Não podemos deixar de alertar que essas técnicas caseiras não são tão eficazes nem tão rápidas quanto uma limpeza profissional e completa.
LimpGreen: A solução de todos os problemas em Campinas
E aí? Está com a casa cheia de pulgas e já não consegue viver assim? Contrate a LimpGreen para fazer uma limpeza profunda de suas cortinas, tapetes, colchões e sofás. O seu trabalho fica bem mais facilitado e os resultados são garantidos.
Com a ajuda de um profissional tudo fica mais fácil! A higienização e limpeza profunda de seus sofás, estofados, tapetes, colchões e cortinas são um passo importante para acabar de vez com as pulgas em casa.
Então, se você está querendo exterminar, de uma vez por todas, esses animais, pondere sempre a contratação desse serviço. Vale muito a pena! Além de ficar com sua casa limpinha, sua família e o seu pet vão agradecer muito.
A LimpGreen usa produtos amigos do ambiente, sem tóxicos, não colocando em risco a saúde dos seus filhos e dos seus animais de estimação.
O que está esperando?














